quarta-feira, 2 de setembro de 2009

BANDEIRANTES, AFINAL QUEM SÃO??


Vamos saber um pouco mais sobre nosso movimento irmão? Ou pensaram que sempre existiu somente o movimento escoteiro com homens e mulheres??



A Federação de Bandeirantes do Brasil (FBB) é uma organização civil de âmbito nacional, sem fins lucrativos, de educação não-formal, voltada ao público infanto-juvenil.
Atuante há 90 anos, a FBB já beneficiou cerca de um milhão de crianças, jovens e adolescentes. Hoje, estamos presentes em 15 estados brasileiros, com voluntários (digirentes e coordenadores) que trabalham com mais de 10.000 Bandeirantes (meninas e meninos).


Nossa missão é “ajudar crianças, adolescentes e jovens a desenvolverem seu potencial máximo como responsáveis cidadãos do mundo”.O Movimento Bandeirante se compromete com a educação para a cidadania ativa de crianças, adolescentes e jovens porque acredita no papel transformador das novas gerações para a construção de uma sociedade mais justa.

Desde a criação do Movimento Bandeirante, enxergava-se a necessidade do cultivo de valores para combater o crescente individualismo e passividade que já se fazia sentir no início do século XX. Para isso, Baden-Powell criou a Promessa Bandeirante e o Código, que é o conjunto de normas e atitudes fundamentais à vivência do Bandeirantismo.

“O Bandeirantismo é um alegre e grande jogo ao ar livre, com o qual os jovens e os adultos conservam o espírito juvenil e podem entregar-se em grupo ao prazer da aventura (...) adquirindo saúde e alegria, conhecimentos práticos e aptidões para ir avante em qualquer circunstância.” Baden-Powell.
O Movimento Bandeirante possui um método próprio, de educação não-formal, que conduz na direção da missão de educação para a cidadania ativa das crianças, adolescentes e jovens. Criado por Baden-Powell, o método ensina, em primeiro lugar, a confiar nos Bandeirantes, e propõe o aprendizado pela experimentação e pela descoberta de si e do outro como sujeitos ativos na transformação do mundo. O método permite e prevê que o bandeirante compreenda os objetivos de suas ações e que, portanto, atribua sentido ao seu trabalho, à sua aprendizagem.
Hoje, o método está estruturado como uma unidade composta de oito elementos interdependentes, e é através deles que construímos nossa prática: vivência do Código e da Promessa Bandeirantes, convivência e trabalho em equipe, aprender fazendo, auto-progressão, vida ao ar livre, expressão e simbolismo, convivência entre jovens e adultos e serviço na comunidade. No Movimento Bandeirante, o aprendizado é sempre alegre e divertido. As crianças, adolescentes e jovens participam de diversas atividades práticas, lúdicas e ao ar livre, como acampamentos, excursões, caminhadas, jogos e dinâmicas de grupo. Os Bandeirantes também participam de discussões sobre temas de seu interesse e da sociedade, que estimulam a troca de idéias e informações sobre assuntos variados, e são incentivados a agir de forma responsável e consciente na comunidade em que vivem.
Aberto a meninos e meninas a partir dos 5 anos de idade, os bandeirantes trabalham em grupos (ramos) organizados de acordo com a faixa etária: de 5 a 9 anos (ramo ciranda); de 9 a 12 anos (ramo B1); de 12 a 15 anos (ramo B2) e de 15 a 21 anos (ramo guia). As atividades propostas são adequadas de acordo com os interesses e necessidades de cada ramo bandeirante. Os encontros são realizados periodicamente, e são orientados por coordenadores voluntários preparados pela Federação de Bandeirantes do Brasil.




Um comentário:

proprietário disse...

Olá irmãos escoteiros
Sou bandeirante, e um caso curioso existirmos, afinal somos sim escoteiros como vocês são, só que no Brasil foi adotado um nome diferente, assim surge as bandeirantes em 1919, no Rio de Janeiro, mas somos filiadas a WAGGGS (associação mundial de Guias e Escoteiras), mas no Brasil temos também rapazes bandeirantes, que só vieram a acrescentar ao Movimento Bandeirante, assim como deve ter acontecido um dia com a entrada das moças ao Movimento Escoteiro.