quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

UEB, AEBP,FBB e outras siglas mais

Sim existem várias entidades escoteiras no Brasil, não é de hoje, quando a UEB foi fundada ela não era uma entidade plena como a conhecemos hoje, ela se comportava mais como uma federação de entidades escoteiras. A mudança que transformou a UEB em dona do escotismo se consolidou com a ditadura Vargas. Mas mesmo assim devemos lembrar que mesmo nessa época o movimento escoteiro existia sobre a forma da UEB e da FBB, que tem uma atuação de 88 anos, segundo o site da própria entidade.
A fundação da AEBP, Associação Escoteira Baden Powell, tem dado o que falar entre os membros da UEB, mas uma coisa é inegável, a UEB e somente ela é responsável pela criação de uma outra entidade escoteira, está certo que já há muitas, mas a AEBP veio com uma crítica pública e a capacidade de crescer em cima da UEB, como tem feito.
A responsabilidade da União dos Escoteiros do Brasil veio da incapacidade de criar um debate interno forte e democrático sobre a implantação do Programa de Jovens, um debate que esse blog pretende travar em um outro momento, e a incapacidade da mesma de integrar o método escoteiro com o programa, a verdade nua e crua é que a UEB tenta convencer os escotistas que o programa de jovem é bom demais, por isso enche a gente de literatura sobre isso e negligência sobre a aplicação prática, que seria o método.
Outro ponto a se considerar é o excesso de intervencionismo, ao ponto de que os grupos que achem que a UEB esta equivocada e desejam se desligar podem perder seu patrimônio, somando-se isso à falta de democracia real, de transparência em algumas regiões e o comportamento de alguns membros adultos chegou-se um ponto de desgaste aonde criou-se uma entidade dos grupos que romperam com a UEB, existem muitos escotistas que cogitam e agem para mudar seus grupos para a AEBP, ou fundam novos grupos para se filiarem a mesma.
Eles estão errados? Claro que não se você não acredita que a entidade da qual você participa está correta e que não há como mudá-la você a abandona, a UEB não é a encarnação viva do escotismo, é uma entidade feita por homens e pode errar e se degenerar até o ponto sem retorno. Esse ponto chegou, eu acho que não, mas para retornar a UEB aos trilhos é preciso inclusive bater de frente e começar a achar soluções práticas.
Que isso não exclua a AEBP, que adora se reivindicar os escoteiros tradicionais, como BP escreveu para quem a UEB é culpada de tudo, em primeiro lugar as atitudes que muitas pessoas da AEBP vem demonstrando são iguais as criticadas por eles em sua antiga associação, bem como as glórias que vejo muitos dos membros desta lançam sobre o militarismo é contra o que o próprio Baden Powell dizia no guia do chefe escoteiro. Uma das coisas que mais me causa estranheza são a proximidade que eles querem ter dos desbravadores, quando sua própria associação mundial prega um escotismo independente de igrejas, tá no site da WFIS, pode olhar.
Nessa disputa quem continuar a fomentar essa cinzânia é que perderá mais

26 comentários:

Unknown disse...

Infelizmente vc não entedeu como a AEBP é formada e como trabalham os grupos independentes pelo Brasil. Hoje a AEBP já conta com mais de 25 grupos pelo país com somente 2 anos de fundação. Ao contrário do vc pensa a AEBP é formada por chefes que ainda acreditam em um escotismo real e para todos, ao contrário do que pensam 99% dos dirigentes da UEB.Sobre o padrão, fique tranquilo na AEBP estão sendo formadas ligas de associações independentes, uma já existe no RS e outra já está sendo formada no DF. Assim tais ligas já estão formando um consenso sobre o uniforme cáqui como padrão nacional e grande parte do programa de adestramento já está convergindo para um único em todo Brasil, assim funciona a AEBP, grandes ideias se aglutinam em um único propósito! Sempre alerta!!!!

Capitão Anilto disse...

Legal seu artigo sobre as estidades escoteiras. No entanto, é incorreto dizer que a AEBP tex proximidade com os Desbravadores. Alguns membros de Grupos filiados à AEBP tem essa proximidade, mas este não é objetivo da AEBP, a não ser no sentido de realizar atividades conjuntas, cada um respeitando sua linha de ação. E essa não é decisão da AEBP, mas dos grupos a ela filiados, que tem toda liberdade de escolher com quem quer realizar atividades, não havendo uma interferência central, como ocorre na UEB, afinal, defendem a liberdade no escotismo.

Alexandre "TAZ" Andrade disse...

Marlos, Cap Anilton.
Conheço bem a organização da AEBP, pelo menos tão bem quanto um observador pode conhecer, mas esse blog é um espaço de idéias, inclusive gostaria de receber artigos de membros da AEBP sobre temas diversos.

Quanto a questão dos desbravadores, o que me preocupa é que uma entidade é representada pelas idéias que correm em seus membros e eu vejo essa idéias e o endeusamento da BSA, posso estar errado SIM, mas eu prefiro observar, obrigado pelas correções e aguardo seus comentários futuros

Escotismo Florestal disse...

Parabéns muito boa essa página devemos sim debate esse assunto de movimento para crianças e adolescentes! Já pensou si em cada bairro desse grande país fosse criado grupos de escoteiros (com esse ou outra denominação) voltado para ensinar os jovens se livrar das drogas e da violencia! Portanto tenho uma ideia formada que todo grupo para jovem (estilo escotismo) deve ser apoiado e incentivado ao crescimento.
Não podemos negar o crescimento da violencia e do uso de drogas no Brasil. Os jovens estão ficando em rumo e em consequencia a bandidagem agem e cada dia tem mais seguidores!
Prontando Viva a AEBP, UEB, FBB, OEFB e outras que Existem ou vierem a existir.
Quanto aos adultos que fazem parte recebam minha admiração, respeito e gratidão pela missão que adotaram em servir a juventude.
Luiz Fidelis - Chefe dos Escoteiros Florestais

ESCOTISMO INDEPENDENTE É LEGAL!!!!!!!!

253º Grupo Escoteiro kaingang disse...

Por motivos pessoais e de clara incompetência de colocar as idéias, os senhores fundadores das ligas e federações independentes estão destruindo o escotismo brasileiro. Buscou na Alemanha um modelo impossível de fraternidade, país que tem mais de 80 federações escoteiras. Todo trabalho que esses senhores estão realizando é claramente possível ser realizado dentro da UEB. Concordo que a UEB com as suas comissões não são nada democráticos não escutam as bases, mas não é por isso que devemos dividir os jovens em modelos e credos. Luto e sempre irei lutar para mudar a política da UEB se não conseguir serei fiel a fraternidade e não irei mudar de associação.

Sérgio Augusto Grafulha Vanti disse...

Chefe Mário...de que?
Diga chefe Mário, destruindo porque?.. Se os Independentes hoje agregam mais uns milhares de jovens dispostos a lutarem por um mundo melhor sob a égide do Escoteirismo, ao Brasil? Homens e jovens educados, safos, líderes e e de bem tão nescessários ao Brasil serão vistos apenas como Escoteiros, não como da UEB, AEBP, etc..Porque então destruindo? Quero crer que isto não seja má fé, apenas um equívoco..? Sempre Alerta!

Unknown disse...

Chefia, "quem fala o que não "sabe" "responde"pelo o que falou..."
Expressar suas opiniões, dentro de um ambiente publico, pode até criar um inconveniente, quando, se fala de outra pessoa (neste caso associação)
Quando feito por um jornalista (tem que fazer a faculdade senão não é jornalista)o mesmo se defende pela "fonte".
Acredito ser mais justo, observar o que se escreve, pois todos esses argumentos podem colocar as associações em confronto, nesse caso judicial. Já pensou se esse material é usado contra sua associação? Isso é possível, pois de cada lado não sabemos quem está "selecionando""copiando" e "colando".
Chefe, o material deste blog é super interessante, não deixe que se faça dele, um campo de batalhas, criando inimigos ao invés de amigos, discórdia ao invés da compreensão, rancor ao invés do perdão. Somos todos falíveis...e escotistas.

CHEFE MICHEL disse...

EU ERA DE UM GRUPO FILIADO A UEB A DEZ ANOS E ESTAVA SEM MOTIVO DE FAZER ESCOTISMO, POR VER AONDE ESTAVA INDO O MOVIMENTO. DEPOIS QUE EU DESCOBRI O TRABALHO DA AEBP EU VI QUE NÃO ESTAVA SENDO FEITO O ESCOTISMO DE BP PELA UEB.CHEFE MICHEL

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Boa Tarde!!! Sou membro associado da UEB e concordo com você. Muitos chefes ditos tradicionalistas, no qual me incluo, são forçado a seguir sistema. Minha atual situação, é o que chamo de mendicância para permanecer no movimento escoteiro, pois na minha cidade já existe um grupo e estão fazendo tempestade em pingo d'água e fazendo uma série de exigências e artimanhas para que não prossiga com o projeto. E essas atitudes, contrárias aos preceitos de Baden-Powell, está destruindo a entidade!! Sempre alerta e parabéns pelo espaço!

mozart disse...

Infelizmente a UEB perdeu seu foco no escotismo e hoje só pensa em estorquir os grupos filiados.

Odir disse...

Os Grupos Escoteiros que fazem parte da UEB estão hoje independentes, repassam apenas uma taxa para a UEB. A UEB disponibilizou um programa on line para gerenciamento das Unidades Escoteiras e com isso os Grupos tem condições de ser melhor administrados. Não vejo a UEB estorquir os grupos filiados. O que vejo é uma instituição atenta às evoluções do mundo, que não ficam estagnadas no escotismo praticado antigamente, porque as exigências do mundo são outras, é preciso se modernizar, sim e a ueb faz isso com muita propriedade.

ferreira seniorr23@G3 disse...

QUAL E O GRUPO ORIGINAL?????

ALAN RICARDSON - MT > MA disse...

Bom dia, meu nome é Alan Ricadson, Escoteiro desde 1998 na região de MT, o que vejo nessa discussão entre UEB e AEBP, é que a AEBP quer promover um escotismo tradicional nos moldes de BP e a UEB modernizou quer praticar um escotismo diferente, inventou novas literaturas ou as adaptou para sua dita necessidade, quero aqui deixar claro que não estou puxando a sardinha para ninguém, mas temos que convir quando eu ingressei no movimento as historias que eu ouvia era de um movimento muito melhor, e olha que eu ja entrei com a coisa mudada, e não tem jeito a coisa so piorou, quem é escoteiro a mais tempo com certeza vai lembrar que o desafio para os jovens era exatamente apreender fazendo, e não o que se vive hoje, sei que temos varias empecilhos juridicos contra as praticas do escotismo, mas é possivel fazer um movimento tradicional sem ferir as leis e sem massacrar quem vive o escotismo de coração. Como seria otimo se a UEB simplesmente deixasse que AEBP praticasse o escotismo livre, se a AEBP falhar ela ira se responsabilizar pelos seus erros, mas isso é so um sonho, a UEB parece uma empresa brigando por um produto que ela inventou e foi plagiada pela AEBP, e agora tenta resgatar seus "clientes" que perdeu. Poxa so quem perde com isso é o movimento escoteiro.

Alan Ricardson
Escoteiro desde 1998
Sem Associação.

Unknown disse...

Associação Escoteira da Fronteira Oste_RS, Denominada "SCOUTS BOY" Entidade Legalmente Constituída a nível Estadual, com Objetivo de Praticar Escotismo em toda Fronteira Oeste. Onde a UEB e inoperante, e quando tem chefe disposto a trabalhar voluntariamente em prol de nossas Crianças e Jovens mais Carentes, é protelado e excluído Informalmente sem Direto a Defesa. Carlos Bergamm, Diretor Executivo da SCOUTS BOY, Escoteiro desde 1995.

Unknown disse...

Associação Escoteira da Fronteira Oste_RS, Denominada "SCOUTS BOY" Entidade Legalmente Constituída a nível Estadual, com Objetivo de Praticar Escotismo em toda Fronteira Oeste. Onde a UEB e inoperante, e quando tem chefe disposto a trabalhar voluntariamente em prol de nossas Crianças e Jovens mais Carentes, é protelado e excluído Informalmente sem Direto a Defesa. Carlos Bergamm, Diretor Executivo da SCOUTS BOY, Escoteiro desde 1995.

yo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
yo disse...

Um bom dia à todos!

Estou a trabalhar na fundação de um grupo escoteiro e ainda estou me inteirando desta questão de direito pelos nomes e insígnias.

Alguém saberia me dizer como anda o tramite destes processos na justica, hoje em dia?

Quais termos estão disponíveis para o uso, "escotismo", "escoteiro", etc.

Agradeço!
Matheus Fagundes

yo disse...

Um bom dia à todos!

Estou a trabalhar na fundação de um grupo escoteiro e ainda estou me inteirando desta questão de direito pelos nomes e insígnias.

Alguém saberia me dizer como anda o tramite destes processos na justica, hoje em dia?

Quais termos estão disponíveis para o uso, "escotismo", "escoteiro", etc.

Agradeço!
Matheus Fagundes

yo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Após 25 anos,retornar ao escotismo regrado e doutrinado pela UEB, hoje, foi como acordar no Matrix. A UEB hoje é um tipo de Skynet que comanda com braço de ferro. Burocracia, burocracia, burocracia + controle total de métodos impostos e inflexíveis. É George Orwell. "Big Brother is Watching You!
Escotismo livre e sempre!

Luiz Carlos Klauck Soares disse...

Sou muito a favor da livre associação, que tenha quantas federações tiver. Antes de ser UEB eram pelo menos três separadas e depois se juntaram, com a ditadura de Getúlio conseguiram uma lei de monopólio que caducou com a constituição de 88 bem como direitos autorais que valem por 10 anos, por isso que a UEB vem perdendo na justiça o direito de monopólio do escotismo no Brasil, falta somente a última estancia para dar fim essa disputa, espero que seja logo.
Hoje temos algumas federações funcionando Scout Brasil(AEBP), FET (Federação de Escoteiros Tradicionais), Escoteiros Florestas, esses respondem em processo judicial pela UEB, e tem os Bandeirantes que outrora era só para meninas, hoje para ambos os sexos e Desbravadores que seguem uma linha religiosa com pratica de escotismo com mais 250 mil participantes no Brasil contra 90 mil da UEB segundo estatística de 2016.
O importante é a pratica do escotismo que continue forte quem praticar melhor o programa, que preserve bem as tradições morais do escotismo que hoje está sendo deixado de lado pela UEB com a introdução da ideologia de gêneros e a mudança da promessa escoteira para ateus, proposta que corre dentro da UEB nos últimos anos. Sinceramente espero que a UEB reveja alguns equívocos praticados dentro do movimento que descaracteriza as bases na qual foi fundado o movimento escoteiro, se não fizer isso as outras federações vão crescer com mais velocidade.

Luiz Carlos Klauck Soares disse...

O Escotismo e a Religião. - Esta crescendo o movimento escoteiro católico no Brasil com apoio do Escotismo Católico da Europa que é muito forte. A igreja católica tem sido uma das maiores patrocinadoras de grupos escoteiros no Brasil, se essa nova federação se consolidar não vai demorar muito para UEB perder muitos grupos escoteiros. Isso não esta acontecendo por acaso, as quixas de que o movimento escoteiro vem dando vasão a imoralidade é real não só no Brasil, na Argentina os católicos estão se desligando da Federação de Scout Nacional Argentina.
Bem sabemos que o escotismo é laico, sem religião oficial, dando respeito as todas as religiões, porem há um movimento politico muito forte para tornar o escotismo de laico para ateu com a mudança dos valores escoteiros no que se refere a promessa do escoteiro no quesito DEVER PARA COM DEUS.
Aqui no Brasil a 30 anos atras os Mórmons tinham centenas de grupos escoteiros filiados a UEB, os lideres da época descontinuaram com escotismo na igreja por causa dos conflitos locais. Hoje vários lideres mórmons que são escoteiros tentam trazer o escotismo para dentro da igreja, mas esbarram na dificuldade maior nos dias de hoje que é a mesma reclamação que os Católicos fazem sobre a imoralidade (gaysmo) e ateísmo no movimento escoteiro. Os lideres religiosos querem evitar constrangimentos por isso que estão meio irredutíveis em promover um acorro que lá adiante não será respeitado pelos demais.
BP deixou bem claro que todo escoteiro deve ter uma religião para que o principio da promessa seja mantida, mas com o passar do tempo pessoas não praticante na religião e ateus adentraram no movimento sendo eleitos para cargos majoritários na direção do movimento, juntando com interferências politicas partidárias de esquerda foram mudando as regras com a desculpa da modernização do escotismo.
Creio que os católicos vão avançar em seus propósitos já que a UEB nem está ai se limitando a disputa judicial pelo monopólio do escotismo.

Unknown disse...

Como se faz para filiar a AEBP ?
Pais de Escoteiros estão perguntando e não sei responder.
Papa Mike Stive - pai

Unknown disse...

Boa noite Gustavo passo pelo mesmo problema . Como foi resolvido.chefe Pat

Paulo Soller disse...

Em um comentário do Marlos em 04/02/2009, ele disse ter naquele ano 25 grupos da AEBP no Brasil. Hoje quantos são e, quais os endereços destes grupos?
Obrigado