quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Web 2.0, mas e o escotismo? (Parte 2)

Sempre Alerta!
 
Como eu prometi no outro post sobre o assunto hoje eu vou falar de redes sociais, twitter e como usar essas ferramentas para ajudar a divulgar o escotismo, e mais ajudar a organizar o su grupo escoteiro e reduzir alguns custos de administração.
 
Redes Sociais o que são?
 
Redes sociais são as aplicações na Iternet que formam comunidades, interligam amigos, trocam mensagem entre pessoas, a grosso modo claro, um exemplo claro de mídia social são o Orkut, o ScoutFace e o Facebook, no Brasil o grande fenômeno dessas redes é o Orkut, que é a maior rede social no Brasil. Mas como utilizar o orkut como uma maneira de incentivar o escotismo?
Alguns especialistas em Marketing em redes sociais acreditam que estas podem servir para aproximar as empresas do mercado, no escotismo não é diferente, ao passear em comunidades de sua cidade, bairro, você pode perceber tendências entre os jovens, locais que eles costumam frequentar, coisas que eles querem fazer e isso pode servir para você preparar suas atividades. Exemplo se você sabe que toda o sábado um determinado grupo de jovens se reune no parque de sua cidade para jogar futebol, nada impede que você marque uma atividade externa no mesmo local e horário para atrair o grupo de jovens.
Outra coisa essencial é usar o orkut como uma ferramenta de aproximação entre a imagem do grupo e dos jovens em si. Fomente em seu grupo a colocação de fotos de atividades no perfil dos jovens, a identificação de amigos, os comentários das mesmas.
Com isso é possível aumentar a visibilidade do seu grupo e das atividades, junto aos amigos daqueles jovens que já são membro do grupo, assim os interessados, podem procurrar seus próprios amigos, com quem tem mais intimidade, e podem se juntar ao nosso movimento
Outra coisa que se deve fazer é a criação de uma comunidade do seu grupo, mas lembre-se sempre de ter alguém ativo filtrando as spam do orkut, bem como verificando as postagens, anunciar os eventos abertos ao público na área de eventos, bem como os privados, deixando bem claro que o grupo tem atividades sempre e variadas.
Um item que divide especialistas é a criação ou não de um perfil corporativo das empresas, no caso dos grupos escoteiros eu sou a favor, desde que o perfil quando fale emita a opinião do grupo, ou seja de seus fóruns, esclareça dúvidas, anuncie eventos etc.
 
O Twitter
 
O serviço de microbloging é a verdadeira coqueluche do momento, use-o para divulgar notícias e links para o site do seu grupo, da associação etc. Um exemplo de como fazer isso é o que as comunidades de tecnologia tem feito a cada post as pessoas responsáveis divulgam no twitter com o título, link e resumo, lembre-se de criar uma tag para suas notícias algo como #XXgeNome para que seja facilmente rastreável as notícias de seus grupos, depois que isso for feito deixe os "nerds" do seu grupo se divertirem com a api do twitter, deixe estar que esses caras terão as idéias.
 
Ferramentas de Gestão.
 
Uma agenda para o seu grupo aonde cada seção possa ter sua própria agenda e o grupo ter tudo centralizado, isso ajuda muito, e você pode ter de graça no google calendar e criando o perfil do ge no orkut ela estará disponível. Planilhas, editor de texto (Word), grupos de email, blog pro seu grupo, caso ele não tenha um site, a conta do google para o orkut oferece tudo isso e muito mais você também encontra no Google Apps Standard (http://www.google.com/apps/intl/pt-BR/group/index.html). Ferramentas gratuitas que com o mínimo de conhecimento podem ajudar na gestão de seu grupo escoteiro.
 
Espero que este post seja útil, qualquer dúvida comentem
 
SAPS

Um comentário:

Chefe Osvaldo disse...

Alô amigo, continue, não pare, coloque mais artigos em seu blog. gosto de passar por aqui, mas já li tudo que escreveu e gostei.
Um abraço fraternal, do ch. Osvaldo