terça-feira, 1 de setembro de 2009

Web 2.0, mas e o escotismo?(Parte 1)

"Num universo em que a informação é essencial o escotismo ainda não aprendeu a usar a internet"
Esses dias estava eu olhando por ai sites de grupos escoteiros, associações, federações, uniões e outros, mas uma coisa que eu reparei é que numa época em que a informação corre livre pelas vias da internet o escotismo continua a engatinhar como nos primeiros Jotis. O uso de orkut, EAD, twitter deveria ser dominado ao menos pelos estados. Se por um lado a AEBP no seu nascimento, mostrou uma competência muito maior que a UEB no uso de seu site, o que convenhamos não é muita coisa já que na minha opinião a UEB é exemplo marcante de incompetência em comunicação pela web. Hoje no domínio da entidade não há um site dela, mas um redirecionamento para o site de um grupo da mesma, que parece ser feito em Front-Page.
A UEB então nem se fala, com a grana que essa arrecadou só do meu grupo dá para pagar um designer para gerar uma navegabilidade descente no site da nacional, nem vou discutir a vergonha do site de São Paulo, PDF para navegar, e meu celular?
No quesito site quem dá um banho é a FBB (Federação das Bandeirantes do Brasil), o site é simples, bem montado e não tem a quantidade absurda de links quebrados que vemos nos demais sites ligados ao escotismo.
Bem nessa primeira parte, do que eu acredito sejam 3, vou dar algumas dicas de como você pode usar o site como ferramenta de divulgação do seu grupo.
1-)Tenha uma pessoa Responsável pelo site, pode ser um pioneiro, um escotista, um voluntário, sei lá... mas que responda emails de contato e coloque notícias e eventos do grupo
2-)Cadastre o site no Google, e no maps, com o endereço do grupo.
3-) Use palavras para ajudar na busca, quem quiser dicas é só pedir, só precisa de conhecimento básico de html
4-)Link seus sites aos de outros grupos, ao da UEB, à prefeitura, à associação de bairro ao que for, assim fica mais fácil atrair visitantes
5-)Deixe os jovens escreverem sobre suas seções, ninguém melhor que o próprio jovem para saber se comunicar com sua geração, só corrija o português, se necessário
6-)Crie ferramentas de interação, como dar notas para fotos, comentar atividades, blog de patrulha
7-)Use o domínio do site do seu grupo como o domínio de email dos seus chefes, mesmo que seja só para fortalecer a identidade institucional do grupo

Espero que essas dicas sejam úteis, pensei elas desenvolvendo o site do meu grupo...
Na próxima vez eu vou falar de Orkut, facebook, twitter, redes sociais e mais

3 comentários:

Capitão Anilto disse...

Infelizmente a UEB colocou areia no site da AEBP, movendo processos contra ela, um deles de retirada do site do ar. A boa notícia é que não ganhou nenhum, e brevemente o pessoal da AEBP voltará a ter seu espaço na WEB, muito mais dinâmico e criativo.
Você tem razão quando diz que o escotismo ainda não aprendeu a usar a internet. Poucos são os grupos que usam esses recursos, e quando usam nem sempre é de forma adequada, muitas vezes fruto do trabalho de algum solitário aventureiro, que além de vencer as dificuldades naturais do desenvolvimento para a WEB, ainda tem que vencer o descaso de seus próprios companheiros. Esperamos que essa situação mude num futuro próximo, pois a palavra de ordem do escotismo é a fraternidade, e isso implica em compartilhamento, companheirismo e transparência.

Alexandre "TAZ" Andrade disse...

Capitão, fico muito triste em saber desse fato a AEBP me surpreendeu com os materiais em PDF, coisa que eu sempre desenjei que a UEB fizesse. Realmente me choca a posição da entidade ao que faço parte, mas espero que cada obstáculo que vocẽs enfrentem somente sirva para fortalecê-los, aguardo o novo site com expectativas
SAPS
Alexandre "TAZ" dos Santos Andrade

Chefe Osvaldo disse...

alô amigos,
estou lendo e analisando o que voces pensam das organizações o que são e o que devem ser.
Acho ótimo ter livre arbitrio para falar e aceitar. No entanto mesmo que voces tenham muita razam e hoje coloquei um novo artigo no meu blog, deixo de comentar o que é certo e o que é errado.
Cada um deve tomar as iniciativas que julgar conveniente, como dizia BP muitos nem seguem a ponta do nariz, e a educação para a liberdade passa no processo da democracia plena.
Continuem assim, parabens e até outro dia
Ch. Osvaldo